Você sabe bem que o fluido para a transmissão é importante para seu carro, mas em meio a tantas especificações, qual exatamente é o óleo que você deve usar? Com tantas marcas e tipos espalhados pelo mercado, pode ser uma coisa confusa encontrar o fluido certo, afinal se eu pareço não me decidir entre a palavra óleo ou fluido, imagine que complicado escolher o tipo em meio a tantas especificações... Apesar do manual do veículo lhe oferecer detalhes acurados sobre o tipo de fluidos de transmissão automática, vamos tentar abordar aqui, os diferentes tipos disponíveis no mercado e para quais marcas de veículos eles se destinam. Então se sua pergunta é "Qual é o fluido que eu preciso?", a resposta está a seguir.
Tipos de óleos para transmissão
Os diferentes tipos de óleo se referem aos diferentes aditivos e ingredientes utilizados na produção do óleo, o que está diretamente relacionado ao que se espera do fluido, ou seja, qual o comportamento desejado do óleo da transmissão, com relação a temperatura, aderência, viscosidade e assim por diante.
Então, quando me refiro às propriedades do fluido, estamos conversando sobre coisas como:
Proteção e limpeza das superfícies metálicas
Aumento das velocidades de rotação e faixa de temperatura
Fornecer o nível adequado de viscosidade
Prevenir espuma e oxidação do fluido
Estender a vida do fluido da transmissão
Melhorar a capacidade de resfriamento e reduzir a temperatura de trabalho
Melhorar o “convívio” com juntas e demais peças flexíveis e de atrito
A série de fluidos de transmissão com especificações mais “saudáveis” são os Dexron e Mercon. É por isso que os fabricantes de veículos os utilizam em larga escala hoje em dia. Existem também óleos feitos a partir de bases minerais e sintéticas que podem oferecer propriedades mais específicas, como vida mais longa e maior eficiência sob alta temperatura. Estes fluidos incluem:
Tipo F – Esta é a especificação mais utilizada nos veículos nos anos 70. Não é tão comum atualmente, mas este tipo era muito usado apesar de não incluir modificações de atrito, que são agentes capazes de reduzir o atrito das partes em contato direto. Além de transmissões mais antigas, você não encontrará mais esse tipo de fluido com frequência hoje em dia.
Dexron/Mercon – Provavelmente a especificação mais comum hoje em dia, estes óleos possuem especificações semelhantes e é por isso que são comumente agrupados na mesma categoria. Ambos possuem modificadores de atrito e muitas outras especificações de fluidos são baseadas nestes dois.
Fluidos HFM – A sigla significa Alta Modificação de Atrito e já dá para imaginar que se tratam de óleos específicos para transmissões que precisam muito de redução de atrito, simples assim.
Fluidos sintéticos – Os sintéticos são muito populares hoje em dia e estão disponíveis em muitas marcas, que inclusive atendem as especificações Dexron e Mercon. Os fluidos sintéticos oferecem melhor desempenho, possuindo melhor resistência ao calor, frio, oxidação, atrito e quebra por cisalhamento (ops!*). Muitos fabricantes estão adotando óleos sintéticos atualmente simplesmente por eles serem melhores, apesar de é claro, serem mais caros.
Então qual é o fluido que eu preciso?
Então essa é sua pergunta? Depende então da marca e modelo de seu carro, já que cada fabricante faz suas recomendações particulares.
Por exemplo, existem algumas variantes de Dexron e Mercon atualmente, como Mercon V e Dexron VI. Essas variantes são compatíveis com as especificações anteriores, o que significa que Mercon V sempre poderá ser usado em um carro que usa Mercon III, mas a relação inversa não é verdadeira, ou seja, especificações Dexron VI não podem ser substituídas por Dexron III e assim por diante.
Veja abaixo uma ideia geral de especificações.
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